domingo, 1 de julho de 2012

Uma cena na rua, um choque de realidade.

Presenciei hoje uma cena que me chocou muito. Em uma frase que ouvi, eu pude vislumbrar um possível e péssimo futuro de um menino que não deve ter mais de dez anos. Eu andava pela rua, quando uma moça trazia pela mão o tal menino com o rosto inchado de chorar. Ela encontra uma conhecida, que pergunta: "Porque ele tá chorando?" Então ele dispara, num tom impossível de descrever aqui: " Eu to assim por causa da desgraçada dessa bandida!!!" Gritando, vociferando. Sei lá, foi um berro absurdo e a maneira como ele se dirigiu à mãe, a ausência total de qualquer vislumbre de infância na voz.Parecia um homem no mínimo alcolizado, em um ataque de cólera. Aconteceu que eles haviam saído da loja de brinquedos, à qual eu entrava. Me deparei com os funcionários em estado de choque, pq segundo eles a cena ali tinha sido mil vezes pior. Ninguém ria, ou ridicularizava a mãe, como seria comum. Estavam tristes, abismados, tentando entender. Parece que o cartão dela não passou na hora de pagar um brinquedo. Ali dentro, ele chutou, empurrou a mãe, chamando-a de vagabunda, bandida, e afins. E ela: imóvel, sem reação. Não os conheço, não sei sua história. Mas a violência daquelas palavras dele, que pude ouvir e inclusive me assustar pelo volume, me permitem ao menos me questionar: se com dez anos ele reaje assim, o que vai fazer com essa mãe, quando crescer um pouco mais e ela não puder contê-lo fisicamente? Como isso teve início? Em que momento ela perdeu o controle do filho? Será uma psicopatologia? Ninguém sabe agora. Mas pra mim, foi um choque de realidade. Triste. No mínimo. Se não for algum distúrbio, ou alguma história que possa ter algum tipo de justificativa, me pergunto que tipo de adulto será esse menino? Quantos mais existem assim por aí? Onde estamos falhando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário