quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PATETAS, UNÍ-VOS!!!

Existe uma coisa muito feia, chamada julgamento. Existe outra também, que se confunde com a anterior, muito, muito feia, que se chama preconceito. Essas duas expressando aquela coisa de julgar ou conceituar de antemão, sabe? Baseada em pouca ou nenhuma informação. Mas tem um mal que anda me acometendo ultimamente que nem sei bem como nomear, mas vou tentar... "adivinhamento"...? "empatia precoce e infundada"...? "raio x de pensamento"...? PORQUE AS PESSOAS FAZEM ISSO? Sabe do que estou falando? Estou falando, ou melhor, reclamando, da mania que muitas pessoas têm ultimamente de achar que podem saber o que se passa na cabeça alheia, e pior, tomarem atitudes baseadas na impressão que tiveram das impressões que acham que o outro teve...??? Bem confuso... Mas é assim mesmo que funciona. Você fala uma coisa ou faz alguma coisa bem inocente, sem nenhum propósito maior, e causa vários problemas sem ter idéia do porquê...pode crer que alguém achou que vc falou isso pq estava pensando aquilo e queria mesmo era aquilo outro. Que loucura!!! Será alguma paranóia de início de milênio? Ora bolas, eu acho que nem sempre palavras e atitudes têm um propósito, podem ter conseqüências sim, mas nem sempre são metáforas. É isso! Estou reclamando das pessoas que acham que sempre tem algo subentendido naquele olhar, naquela frase, naquela postura... "hum, fulano disse que sim, mas pretendia dizer não..." "ela disse que não sabia pq tava escondendo algo" "nos convidaram pra sair não pela companhia, mas pra rachar a conta" Será que pode ser um pensamento negativo simplesmente? Mania de perseguição? Não sei. Só sei que é um comportamento muito recorrente em váaarias pessoas com quem convivo...Acho tudo isso tão desgastante! Tão desnecessário! Mas eu tenho uma teoria. Uma não, duas! A primeira: a teoria (e a comprovação empírica!) de que eu sou uma pessoa muito pateta. (Quem me conhece, sabe. kkkk) Custo muuuito a compreender indiretas, metáforas, essas coisas. Nossa tem que fazer muita mímica, jogo de olhos pra que eu entenda o tal "subentendido". Vou dar um exemplo prático: no banco, onde trabalho, temos um sinal para alertar os colegas sobre um cliente meio estranho, suspeito...chato mesmo. A gente chega e avisa: "olha, teu irmão te ligou!" Na primeira vez que me disseram essa, depois de atender o cara por um tempão, sofrendo com suas chatices para ser bem eficiente, corri para o telefone e liguei pra casa. Detalhe: eu só tenho quatro IRMÃS. Mas assim...podem rir! Eu sempre penso que a pessoa está dizendo aquilo por que quer dizer aquilo mesmo, a princípio. Meu colega poderia ter se enganado... Não que eu caia em qualquer lero, não. Mas primeiro eu acredito nas palavras literais, até porque eu tenho uma boca muito grande e falo sempre o que estou pensando. Se não posso falar, fico em silêncio. Quem me conhece também sabe, o quanto fico calada por vezes...heheheh! De hipócrita e simplória todo mundo tem um pouco até mesmo pra sobreviver ao convívio com determinados tipos de pessoas que merecem, mas estou sendo sincera quando digo que muito, mas muito raramente vejo "coisas" por trás do que as pessoas me dizem. PATETA! A minha segunda teoria é a de que as pessoas esperam dos outros o que elas próprias fazem ou falam. Portanto se sempre vejo "algo" subentendido e já vou mirabolando mil e uma razões pra aquilo, é porque certamente faria a mesma coisa. Tipo assim, cuidado com quem diz "não repara a bagunça" quando vc entra na casa dela, certamente quando for à sua casa, ela vai reparar!!! Hahahah CREDO! Tenho pavor desse tipo de cuidado que a gente tem q tomar com os outros, isso me cansa... Seria tão bom se as pessoas dissessem só o que querem realmente dizer e se a gente não precisasse tomar cuidado a toda hora com o que fala e faz! Ando bem cansada de ser despreocupada quanto a isso e viver "tomando umas por cima". É decepcionante tentar algo que vc julga bom, tipo mostrar pra alguém o quanto vc tá feliz com uma conquista e esse alguém achar que vc só está se "mostrando"...Ou então negar um convite por um problema mesmo e acharem que está dando desculpa...VAMOS PARAR COM ESSE "ACHISMO"!!! Olha, ou eu sou uma tremenda pateta mesmo, ou tenho que começar a escolher melhor os que me rodeiam...Como gosto muito da tranqüilidade da minha patetice, vou ficar com a segunda opção! Ah...e quero mais PATETAS nesse mundo, por favor!!!

Um comentário: